CONFRARIA DOS RIO-GRANDINOS

A Confraria dos Rio-grandinos, criada em 25/06/09, é um blog de divulgação e reflexão sobre a história, a cultura e o patrimônio da cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Este é também um veículo de divulgação dos Papareias (naturais da cidade do Rio Grande/RS) que se destacaram ou que se destacam no cenário nacional e internacional. As imagens e os textos apresentados na sua maioria são do autor do blog e destinam-se a ilustrar idéias e valores estéticos e artísticos. Para efeitos de direitos de autoria nas postagens são sempre mencionadas as fontes. Se alguém conhecer algum impedimento à divulgação de alguma imagem ou texto agradeço que contate comigo, por e-mail, a fim de que possa proceder à sua supressão. Todas as postagens constantes neste Blog são de domínio público e podem ser copiadas sob a autorização do seu Criador. Seja mais um Confrade tornando-se Seguidor desta Confraria.

terça-feira, 15 de junho de 2010

CIDADE DO RIO GRANDE É A PIONEIRA NA CINEMATOGRAFIA GAÚCHA

José Filippi, vindo do Recife e após algumas apresentações de sua Companhia de Arte e Bioscopo em outros estados brasileiros  faz,   pela primeira vez no estado do Rio Grande do Sul, uma temporada na cidade do Rio Grande.  Sua Companhia estreou na cidade no dia 24 de fevereiro e ficou em cartaz até 20 de março de 1904.   Era um momento em que a cidade o Rio Grande ainda vivia um apogeu cultural e social iniciado em meados do século XIX.     A Companhia de Arte se apresentou no Teatro Sete de Setembro,  que tinha sido inaugurado em 1832.   Na época um dos muitos jornais rio-grandinos, noticiou:  “Estreou ontem no Sete de Setembro com boa casa o bioscope do Sr. José Filippi.   O trabalho agradou muito não sendo poucos os aplausos merecidamente dispensados ao talentoso artista. No gênero é o que há de bom, cumprindo notar que pela primeira vez tivemos ocasião de apreciar ‘vistas invertidas’, a vida às avessas, que provocou geral hilariedade.  Os quadros históricos e religiosos, devido a pincéis de afamados pintores da antiguidade são de incomparável beleza e fixidez.   Principiou o espetáculo com a exibição dos retratos dos drs. Rodrigues Alves, Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros e Barão do Rio Branco, sendo este muito aclamado pelos espectadores.  Foi uma boa noitada. Para sábado estão anunciadas diversas novidades, entre elas a chegada à esta cidade do senador Pinheiro Machado”.    Para atrair o público  a estréia da sua Compahia de Arte,  Filippi realizou um dia antes (23 de fevereiro)  filmagens da chegada do Rio de Janeiro, a bordo do paquete Santos,  do Senador Pinheiro Machado.     Houve uma festiva recepção do Partido Republicano, fundado e presidido por ele.  O senador seguiu no mesmo dia para Pelotas, em trem expresso. Filippi filmou a agitação em torno do festejado senador e provavelmente deve ter feito tomadas de pontos da cidade como faz supor outra nota da imprensa.   “No Sete de Setembro, o sr. José Filippi fará à noite nova apresentação do seu apreciado bioscopo. Entre esses aparecerão os quadros com as vistas animadas do Rio Grande, por ocasião da chegada a esta cidade do senador Pinheiro Machado. Concorrência animadora afluirá certamente àquela casa. É o que desejamos”. Estas notas autenticam o registro mais antigo de uma filmagem no Rio Grande do Sul, na cidade do Rio Grande (em 23 de fevereiro de 1904) e exibição (em 10 de março de 1904). Entre filmagem e exibição, demorados  dias, o que levou um dos críticos locais a escrever curiosa nota: “No espetáculo de amanhã as vistas do desembarque do senador Pinheiro Machado, não serão movimentadas como dissemos, o que acontecerá em outras funções, visto como o trabalho para conseguir aquele resultado é um tanto moroso. Contudo não perderá do seu valor, graças a sua atualidade e nitidez”.    A renda líquida da Companhia de Arte nesta primeira temporada gaúcha foi de 8:400$000 [8 contos e 400 mil réis].

Fonte: História do Cinema de Glênio Nicola Povoas - Sessões do Imaginário • Porto Alegre • nº 8• agosto 2002• semestral • FAMECOS / PUCRS

Nenhum comentário: