CONFRARIA DOS RIO-GRANDINOS

A Confraria dos Rio-grandinos, criada em 25/06/09, é um blog de divulgação e reflexão sobre a história, a cultura e o patrimônio da cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Este é também um veículo de divulgação dos Papareias (naturais da cidade do Rio Grande/RS) que se destacaram ou que se destacam no cenário nacional e internacional. As imagens e os textos apresentados na sua maioria são do autor do blog e destinam-se a ilustrar idéias e valores estéticos e artísticos. Para efeitos de direitos de autoria nas postagens são sempre mencionadas as fontes. Se alguém conhecer algum impedimento à divulgação de alguma imagem ou texto agradeço que contate comigo, por e-mail, a fim de que possa proceder à sua supressão. Todas as postagens constantes neste Blog são de domínio público e podem ser copiadas sob a autorização do seu Criador. Seja mais um Confrade tornando-se Seguidor desta Confraria.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ILUSTRE RIO-GRANDINO


João Antônio Guilhembernard Pereira Leite nasceu na cidade de Rio Grande/RS no dia 30 de março de 1936.     Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, em 1958, foi também Professor da Faculdade de Direito da UFRGS, desde 1960, e fundador e Professor Titular da disciplina de Direito do Trabalho da Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos, em 1967.   Em 1968, prestou concurso para a Livre Docência, o que, de acordo com a legislação vigente à época, assegurou-lhe o título de Doutor em Direito. Ingressou na magistratura do trabalho em 1963, sendo designado para a Junta de Conciliação e Julgamento de Santa Cruz do Sul. Presidiu as Juntas de Taquara, São Leopoldo e a 10ª Junta da Capital, tendo sido, em 1973, promovido ao cargo de juiz togado do TRT da 4ª Região RS, onde foi alçado à presidência em 1983. Posteriormente, retornou às atividades como juiz do Tribunal, tendo ocupado a presidência do 1º Grupo de Turmas.  Foi autor de diversas obras, dentre as quais: Curso Elementar de Direito Previdenciário, Estudos de Direito do Trabalho e Direito Previdenciário e Contrato de Trabalho por Safra no Direito do Brasileiro. João Antônio Guilhembernard Pereira Leite faleceu em 25 de novembro de 1992, aos 56 anos de uma vida dedicada à prática e ao ensino do Direito do Trabalho.   Pode-se afirmar que Pereira Leite foi um jurista, um profundo pensador do Direito em geral, sem perder de vista algo que, em nossos dias, corre o risco de cair no esquecimento: os princípios do Direito do Trabalho. Possuía, ele, a nítida visão de que o Direito do Trabalho surgiu de uma realidade que Alonso Olea chama de "diferenciada". Essa realidade é aquela que reconhece a separação nítida entre aquele que detém os bens de produção e aquele que possui apenas sua força de trabalho. Este último é um ser humano, que não pode ser comparado às coisas que formam o patrimônio de uma empresa.
Fontes: http://www.femargs.com.br/www/index.php, http://wapedia.mobi/pt/Pereira_Leite http://www.femargs.com.br/palestra_maria_aparecida.html,

Um comentário:

Carlos Figueiredo disse...

Bom ver Rio Grande, ultima vez em 1982, mas não mostra e nem fala nada do meu tempo de guri. Pena.