CONFRARIA DOS RIO-GRANDINOS

A Confraria dos Rio-grandinos, criada em 25/06/09, é um blog de divulgação e reflexão sobre a história, a cultura e o patrimônio da cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Este é também um veículo de divulgação dos Papareias (naturais da cidade do Rio Grande/RS) que se destacaram ou que se destacam no cenário nacional e internacional. As imagens e os textos apresentados na sua maioria são do autor do blog e destinam-se a ilustrar idéias e valores estéticos e artísticos. Para efeitos de direitos de autoria nas postagens são sempre mencionadas as fontes. Se alguém conhecer algum impedimento à divulgação de alguma imagem ou texto agradeço que contate comigo, por e-mail, a fim de que possa proceder à sua supressão. Todas as postagens constantes neste Blog são de domínio público e podem ser copiadas sob a autorização do seu Criador. Seja mais um Confrade tornando-se Seguidor desta Confraria.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

DESTAQUE ESPORTIVO


Selmar Lobo nasceu em 1937, na cidade de Bagé/RS,  é ex-jóquei e treinador de cavalos de corrida. Começou sua carreira vitoriosa como aprendiz a jóquei no hipódromo da Cidade do Rio Grande/RS. Antes de completar 30 vitórias, foi para o hipódromo Moinhos de Vento, aonde passou a categoria de jóquei. Já com uma carreira promissora, Selmar Lobo foi contratado para montar no Hipódromo de Cidade Jardim, pelo proprietário Luiz Pereira da Silva, que possuía cavalos com o treinador Carlos Neto. Em 1.961 foi morar em Curitiba, aonde se tornou campeão das estatísticas como jóquei. Em 1.962 voltou para São Paulo, aonde atuou como jóquei até abril de 1.975. Como jóquei, Selmar Lobo conseguiu exatas 752 vitórias. Em janeiro de 1.976, Selmar Lobo obteve sua matrícula de treinador, e logo foi contratado por grandes proprietários, entre eles o poderoso Haras Rosa do Sul, de Mathias Machline. Nesta época Lobo chegou a cuidar de 200 animais em 14 grupos de cocheiras. Selmar Lobo já venceu 7 estatísticas por número de vitórias e nove por eficiência, sendo o atual recordista sul-americano em uma temporada, com 233 vitórias. Suas maiores vitórias foram com os animais Vomage, no GP São Paulo de 1.993, Val de Gráce, no GP São Paulo de 1.995, Rafaga Sureña, no GP São Paulo de 1.996, Clausen Export, no GP ABCPCC em Quilometro Internacional em 1.993, Unkind, no GP Presidente da República - Milha Internacional em 1.998, Bomba Atômica, no OSAF de 1.993, e mais recentemente o Derby Paulista 2.007 com o cavalo Mr. Universo. Em 10 de maio de 2008 chegou à vitória de número 3.000 como treinador, com a vitória potro Mané Gol, de criação e propriedade do Haras Old Friends. Este número expressivo de vitórias faz do Velho Lobo, como carinhosamente é conhecido, mais um Papareia vencedor.
Fonte: http://www.brasilturfe.com.br/

6 comentários:

LeinecyPereiraDorneles disse...

Olá amigo,
Adorei este destaque.
Pois o Selmar é meu primo e a gente se afastou quando pequenos e nunca mais soube dele.
Adorei ler sobre ele.
Parabéns pelo seu trabalho e tenho indicado para vários amigos virem conhecer o seu Blogger.
É muito interessante e serve como documento de pesquisas para as escolas.
Deveria ser até aproveitado por professores.
Parabéns e continue fazendo este belo trabalho.
Continuo sempre lendo e aprecio demais...

Unknown disse...

gostei muito de saber que o TIO
SELMAR foi reconhecido, suas fa
çanhas são orgulhos para nos os
LOBOS.mas ratificando tio SELMAR
é natural de BAGÉ e nasceu no
ano de 1937. abraços!
BELISSIMO TRABALHO.

Unknown disse...

Adorei ver o reconhecimento do trabalho do meu querido tio Selmar.
Temos muito orgulho de toda sua trajetória no mundo do turfe.
A respeito do comentário do meu primo Mário, acima, realmente ele nasceu em Bagé, mas como chegou com a família em Rio Grande muito menino, tornou-se riograndino de coração e tem muito orgulho de Rio Grande. Portanto merece o destaque.
Parabéns pelo seu trabalho, realmente é muito interessante...

rosimeri disse...

Adorei ver que meu querido tio esta sendo reconhecido e homenageado,pois parece mentira mas na maioria dos casos as pessoas só são elogiadas e reconhecidas pós morte,sendo assim fico muito feliz e cheia de orgulho em ser sua sobrinha.Adorei essa homenagem feita aos nossos Rio-grandinos!!!!

Unknown disse...

SANDRO LOBO - Parabéns para meu tio Selmar sem duvidas o reconhecimento de um trabalho é a maior conquista de todas , saude velho Lobo abraços

Unknown disse...

Parabens !!! Meu tio querido pela sua dedicaçao em sua carreira e e obvio o reconhecimento por isso ,abraços tio selmar da sua sobrinha Claudia Lobo ...