CONFRARIA DOS RIO-GRANDINOS

A Confraria dos Rio-grandinos, criada em 25/06/09, é um blog de divulgação e reflexão sobre a história, a cultura e o patrimônio da cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Este é também um veículo de divulgação dos Papareias (naturais da cidade do Rio Grande/RS) que se destacaram ou que se destacam no cenário nacional e internacional. As imagens e os textos apresentados na sua maioria são do autor do blog e destinam-se a ilustrar idéias e valores estéticos e artísticos. Para efeitos de direitos de autoria nas postagens são sempre mencionadas as fontes. Se alguém conhecer algum impedimento à divulgação de alguma imagem ou texto agradeço que contate comigo, por e-mail, a fim de que possa proceder à sua supressão. Todas as postagens constantes neste Blog são de domínio público e podem ser copiadas sob a autorização do seu Criador. Seja mais um Confrade tornando-se Seguidor desta Confraria.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DESTAQUE CULTURAL



Guilem Rodrigues da Silva nascido na cidade de Rio Grande/RS em 1939 é professor, escritor e poeta. Oficial reformado no posto de comandante (capitão-de-corveta) da Marinha do Brasil. Perseguido, foi obrigado a fugir do país, refugiando-se no Uruguai até novembro de 1966, quando se transferiu para a Suécia, aonde chegou como o primeiro refugiado político da América Latina na Escandinávia. Em 1969, depois de estudos pré-universitários, matriculou-se na Universidade de Lund, Suécia, onde estudou línguas neo-latinas, completando seus estudos na Universidade de Estocolmo. Em 1976, publicou seu primeiro livro na Suécia, escrito em espanhol e traduzido para o sueco por renomados poetas tais como Lasse Söderberg e Peter Ortman e tradutores como Jens Nordenhök e Estrid Tenggren. Atualmente escreve diretamente em sueco, sendo autor de vários livros de poesia e redator de antologias de poetas suecos e latino-americanos. Seus poemas foram publicados em 32 antologias internacionais, entre essas a “Antologia Internacional Roda Mundo” de 2005, do Editor Douglas Lara. Publicou também um livro de ensino da língua portuguesa para suecos: “Portugisiska för Nybörjare” adotado pelas escolas de línguas na Suécia. Em 2002, publicou seu primeiro livro no Brasil “Saudade e uma canção desesperada”, prefaciado pelo poeta Reynaldo Valinho Álvarez, do Rio de Janeiro. Por ocasião do lançamento do livro no Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, foi agraciado com o título e o diploma de Membro de Honra do mesmo sindicato. Traduziu inúmeras peças de teatro, entre as quais a “Marquesa de Sade”, de autoria do famoso escritor japonês Yukio Mishima, para o Real Teatro Dramático de Estocolmo e vários filmes suecos para o Brasil e Portugal e filmes brasileiros para os cinemas suecos. Seus poemas foram traduzidos para o islandês, dinamarquês, persa, espanhol, macedônio e inglês, tendo sido publicados no México, Cuba, Estados Unidos da América do Norte, Noruega, Dinamarca e Islândia. Guilem Rodrigues da Silva é presidente da Associacão de Escritores do Sul da Suécia (Escânia), membro do Sindicato dos Escritores da Suécia, da Associacão sueco-dinamarquesa de escritores, da Société Européenne de Culture em Veneza. É professor de línguas e ocupa o cargo de juiz eleito do Tribunal de Segunda Instância no Hovrätten över Skåne och Blekinge, Suécia. Recentemente Guilem recebeu homenagens e diploma da Loja Maçônica do Rio de Janeiro, participou do Congresso de Escritores de Blumenau/SC e oucupou a Cadeira nº. 8 da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves de Porto Alegre, em solenidade na capital gaúcha, como membro correspondente.
Fontes: http://poetas do brasil.blogspot.com/ e http://www.jornalagora.com.br/

Um comentário:

LeinecyPereiraDorneles disse...

Justa homenagem a este grande homem.
Vejo com satisfação fazerem uma homenagem ao GUILEM, até então um desconhecido ara a cidade do Rio Grande.
Graças a um amigo seu Sr. Paulo, conheci GUILEM RODRIGUES e como Ativista Cultural encaminhei seu CURRICULUM para a ACADEMIA RIO GRANDINA DE LETRAS onde hoje é MEMBRO CORRESPONDENTE, também tive o prazer de ser sua MADRINHA nos POETAS DEL MUNDO, onde hoje é Cônsul da cidade do Rio Grande no grupo dos POETAS DEL MUNDO.
É também MEMBRO CORRESPONDENTE DA CASA DO POETA BRASILEIRO-CASSINO-RIO GRANDE.

Nada mais justo reconhecermos seu valor como poeta e escritor.
Fico feliz quando percebo pessoas que estão conhecendo GUILEM RODRIGUES e reconhecendo seus talentos.