CONFRARIA DOS RIO-GRANDINOS

A Confraria dos Rio-grandinos, criada em 25/06/09, é um blog de divulgação e reflexão sobre a história, a cultura e o patrimônio da cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Este é também um veículo de divulgação dos Papareias (naturais da cidade do Rio Grande/RS) que se destacaram ou que se destacam no cenário nacional e internacional. As imagens e os textos apresentados na sua maioria são do autor do blog e destinam-se a ilustrar idéias e valores estéticos e artísticos. Para efeitos de direitos de autoria nas postagens são sempre mencionadas as fontes. Se alguém conhecer algum impedimento à divulgação de alguma imagem ou texto agradeço que contate comigo, por e-mail, a fim de que possa proceder à sua supressão. Todas as postagens constantes neste Blog são de domínio público e podem ser copiadas sob a autorização do seu Criador. Seja mais um Confrade tornando-se Seguidor desta Confraria.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

DESTAQUE ARTÍSTICO


Hermes Aquino, nascido na cidade do Rio Grande/RS em 21/5/1949 é cantor, compositor, músico e publicitário. Um de seus maiores êxitos foi à canção "Nuvem Passageira". Nuvem Passageira foi incluída na trilha sonora da novela das oito da Rede Globo, O Casarão (1976). A exposição diária em todo o país fez da canção sucesso nacional, com fabulosa vendagem e direito a entrada no mercado internacional. A música Nuvem Passageira fez tanto sucesso que muitos costumam pensar que a carreira de Hermes resume-se somente a esta canção. Além deste grande sucesso ele conseguiu colocar outras composições nas paradas musicais como "Desencontro de Primavera" (1977) e "Santa Maria" (1978). Dez anos antes, Hermes Aquino já era o raro representante gaúcho no movimento do tropicalismo. Hermes foi atuante neste movimento cantando e compondo do blues rock à guarânia. Nesta sua fase tropicalista, nos anos 60, foi pra São Paulo junto com sua prima Laís Marques e com Carlinhos Hartlieb. Nesta época trabalhou em parceria com Tom Zé e com o grupo O Bando.
A música "Você Gosta?", parceria sua com Tom, foi gravada por este e pelo grupo Liverpool em 1969 e "Planador", parceria com sua prima Laís Marques gravada também pelo Liverpool e pelo grupo carioca Os Brazões. Além disso, "Sala de Espera", parceria também com Laís (e defendida por esta no Quarto Festival Internacional da Canção, em 1969), foi regravada pelo grupo O Bando. O primeiro sucesso de Hermes como intérprete foi "Flash", outra parceria com Laís, com a qual participou também do 4º Festival Internacional da Canção. Hermes morou em São Paulo do segundo semestre de 1960 até o inicio 1970, voltando depois para o Sul, onde foi um dos principais nomes dos shows do Mr. Lee. Em face desta visibilidade, gravou as músicas Nuvem Passageira e MatchuPitchu.
Hermes só conseguiu gravar seu primeiro LP, Desencontro de Primavera, em 1977. Em 1978 lançou seu segundo LP, Santa Maria. Após desentendimento com a sua última gravadora voltou para o Rio Grande do Sul onde vive até hoje como produtor de jingles.
Em 1979, teve um breve regresso aos palcos integrando a banda Eureka junto com Cláudio Vera Cruz e José Vicente Brizola.
Alguns anos depois abandonou a carreira. Optou por trabalhar com propaganda, compondo e gravando em seu estúdio particular. Recentemente Hermes produziu uma nova gravação de "Macchu Picchu" e uma versão em inglês de "Nuvem Passageira" em ritmo de bossa nova.
Fontes: Wikipédia e o Blog do Emílio Pacheco

Um comentário:

AngeloBRC disse...

Não deve faltar a menção de "Longas conversas" ... uma letra excepcional ... quem não ouviu ... ouça ... vale a pena constar no Blog. Atenciosamente.
Angelo Caldas - cdangelcal@gmail.com