CONFRARIA DOS RIO-GRANDINOS

A Confraria dos Rio-grandinos, criada em 25/06/09, é um blog de divulgação e reflexão sobre a história, a cultura e o patrimônio da cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Este é também um veículo de divulgação dos Papareias (naturais da cidade do Rio Grande/RS) que se destacaram ou que se destacam no cenário nacional e internacional. As imagens e os textos apresentados na sua maioria são do autor do blog e destinam-se a ilustrar idéias e valores estéticos e artísticos. Para efeitos de direitos de autoria nas postagens são sempre mencionadas as fontes. Se alguém conhecer algum impedimento à divulgação de alguma imagem ou texto agradeço que contate comigo, por e-mail, a fim de que possa proceder à sua supressão. Todas as postagens constantes neste Blog são de domínio público e podem ser copiadas sob a autorização do seu Criador. Seja mais um Confrade tornando-se Seguidor desta Confraria.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

DESTAQUE ESPORTIVO

Renato Marsiglia nascido na cidade do Rio Grande/RS, no dia 03 de junho de 1951 é um ex-árbitro de futebol brasileiro da FIFA e atualmente é profissional da imprensa, atuando como comentarista esportivo da Rede Globo e dos canais Sportv.
Como havia sido jogador de basquete, Marsiglia começou na arbitragem dentro deste esporte. Como árbitro de basquetebol chegou a integrar o quadro da Federação Internacional de Basquetebol - FIBA, entidade máxima deste esporte. No seu currículo de juiz de basquetebol trabalhou em cinco Campeonatos Sul-Americanos e na final dos Jogos Pan-Americanos de San Juan em 1979.
No futebol, sua carreira de árbitro iniciou a partir de um curso de arbitragem que fez em 1980 por insistência e incentivo do amigo José Roberto Writ, então juiz de futebol.
Em 1984, Marsiglia já era árbitro da Confederação Brasileira de Futebol - CBF e, cinco anos depois, estava no quadro da Federação de Futebol - FIFA. Foi o árbitro brasileiro na Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994. Apitou a vitória de 1 a 0 da Bélgica sobre a Holanda na fase de grupos e o confronto entre Suécia e Arábia Saudita nas oitavas de final, onde os suecos eliminaram os sauditas por 3 a 1.
Após sua aposentadoria com juiz de futebol em 1994 começou a trabalhar como comentarista esportivo. Nesta atividade cobriu várias partidas de futebol com destaque à Copa do Mundo de 1998 na França pela RBS TV, Rede Globo, Rádio Pampa e o Jornal O SUL.
Marsiglia também é autor do livro "Por Dentro da Copa", publicado pela Editora Tchê, onde ele narra os segredos da Copa do Mundo de Futebol da FIFA de 1994.

Nenhum comentário: