CONFRARIA DOS RIO-GRANDINOS

A Confraria dos Rio-grandinos, criada em 25/06/09, é um blog de divulgação e reflexão sobre a história, a cultura e o patrimônio da cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Este é também um veículo de divulgação dos Papareias (naturais da cidade do Rio Grande/RS) que se destacaram ou que se destacam no cenário nacional e internacional. As imagens e os textos apresentados na sua maioria são do autor do blog e destinam-se a ilustrar idéias e valores estéticos e artísticos. Para efeitos de direitos de autoria nas postagens são sempre mencionadas as fontes. Se alguém conhecer algum impedimento à divulgação de alguma imagem ou texto agradeço que contate comigo, por e-mail, a fim de que possa proceder à sua supressão. Todas as postagens constantes neste Blog são de domínio público e podem ser copiadas sob a autorização do seu Criador. Seja mais um Confrade tornando-se Seguidor desta Confraria.

terça-feira, 14 de julho de 2009

DESTAQUE ARTÍSTICO

Bebeco Garcia natural da cidade do Rio Grande/RS, compositor, cantor e guitarrista. De 1983 a 1989 foi líder da famosa banda Garotos da Rua (“Lá em casa continuam os mesmos problemas/ lá em casa continuam me enchendo o saco...”) .
Após o encerramento de suas atividades com os Garotos da Rua Bebeco voltou-se à carreira solo.     Em 1997, Bebeco Garcia, ficou conhecido no meio musical como "o guitarrista cigano" lança seu primeiro álbum solo, caracterizado pela forte influência do blues, característica essa, que irá marcar toda sua obra. Intitulado Aleluia, Aleluia. Em 1999, Bebeco Garcia grava novo disco: Me Chamam Curto Circuito (Top Cat Records), produzido por Egisto Dal Santo e com participação de seu filho Pedro Garcia (Planet Hemp, Bnegão) na bateria. No mesmo ano, é lançado pela gravadora BMG, a coletânea de sucessos Hot 20 que vende, apenas no sul do país, mais de 35.000 cópias. Nela estão todos os hits da banda ainda com a primeira formação. Em 2000 Bebeco monta o Bebeco Garcia & O Bando dos Ciganos. Bebeco nas guitarras, Egisto Dal Santo no baixo (ícone do rock gaúcho, que, entre tantas outras, participou das bandas Colarinhos Caóticos, Acretinice Me Atray, Histórias do Rock Gaúcho) e Edinho Galhardi, bateria. 2001 é o ano de Bebeco Garcia & O Bando de Ciganos - Série Palco, com Bebeco (voz, guitarras e Lap stell), Egisto Dal Santo (guitarra, voz e backing vocals) e Fabio Ly (bateria). Gravado ao vivo na casa de cultura Mário Quintana, na noite de 25/07/2000, em Porto Alegre. 2003, ano de Confidencial, um disco em que Bebeco fornece novamente o que sabe fazer de melhor: blues e rock'n roll. São dez faixas gravadas em casa quase que exclusivamente pelo próprio Bebeco. Ele só contou com a ajuda do filho Pedro e duas participações especiais: a do percussionista Foguete e do DJ Babão.    Em 2005 Bebeco lança o o álbum Rio Grande Rio Blues (Cultpar/Universal Music). Como o nome já sugere, o cd é recheado de rhythm'n'blues e rock'n'roll.  
No dia 20/05/10  o músico rio-grandino Bebeco Garcia morreu com 57 anos  de idade no hospital da PUC-RS.  O vocalista e guitarrista foi operado de um tumor no cérebro, mas não resistiu às complicações pós-operatórias.

Discografia
(1997) Aleluia Aleluia
(1999) Me chamam curto circuito
(2001) Série Palco - Nº 002
(2003) Confidencial
(2005) Rio Grande Rio Blues

Fonte principal: Luga Downloads

Nenhum comentário: