CONFRARIA DOS RIO-GRANDINOS

A Confraria dos Rio-grandinos, criada em 25/06/09, é um blog de divulgação e reflexão sobre a história, a cultura e o patrimônio da cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Este é também um veículo de divulgação dos Papareias (naturais da cidade do Rio Grande/RS) que se destacaram ou que se destacam no cenário nacional e internacional. As imagens e os textos apresentados na sua maioria são do autor do blog e destinam-se a ilustrar idéias e valores estéticos e artísticos. Para efeitos de direitos de autoria nas postagens são sempre mencionadas as fontes. Se alguém conhecer algum impedimento à divulgação de alguma imagem ou texto agradeço que contate comigo, por e-mail, a fim de que possa proceder à sua supressão. Todas as postagens constantes neste Blog são de domínio público e podem ser copiadas sob a autorização do seu Criador. Seja mais um Confrade tornando-se Seguidor desta Confraria.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

DESTAQUE ARTÍSTICO


Jim Porto nascido em 26 de março de 1953 na cidade do Rio Grande/RS é músico, cantor e compositor. Teve seu primeiro contato com a música aos 10 anos de idade fascinados pela mãos de um amigo que deslizava sobre o teclado. Começou a estudar piano em sua terra natal misturando a música clássica com o samba e a bossa nova ganhando tão logo notoriedade. Com 18 anos muda-se para a cidade do Rio de Janeiro. Aos 20 anos já era bastante conhecido dos palcos da sua recém adotada cidade do coração Brazilian beat. Foi no Rio que passou a fazer turnês tanto no Brasil como na América Latina.  Chegou na Itália nos anos 70  descoberto por Sandro Melaranci proprietário e diretor artístico do “Manuia” o mais importante ponto de encontro musical daquela época.   Adotou Roma... e a cidade eterna lhe deu boas vindas tão entusiasticamente quanto o Rio.  Iniciou misturando suas técnicas de piano com a sua voz soul aumentando ainda mais o seu já então afirmado sucesso.   Nos anos 80 época de ouro da música brasileira na Itália, especialmente em Roma, Jim Porto participa com artistas renomados como João Gilberto e Maria Tania do famoso Roman Verão,  organizado pela Capitolino  continuando a Jam Session no Manuia  divide o pequeno palco com nomes renomados como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Djavan, Jorge Bem  e Marisa Monte.   Destes participantes, em 1983, Jim juntou seu talento com o grande artista do jazz  Chat Baker
-->o  e grava o seu primeiro álbum “Rio” produzido por Rique Pantoja um dos maiores arrajadores do Brasil.   Durante muito tempo, desde a sua chegada na Europa, Jim se apresenta com músicos de jazz, como Roberto Gatto e Ascolese Michael nos palcos de importantes festivais  mais em voga das cidades européias;  viaja de Atenas a Paris, de Viena a Zurique e de Munique a Barcelona.   Com sua fusão de Jazz-Samba-Afro-Funk ele tem continuado a tradição brasileira de melodias e ritmos cortantes com musicas aparentemente simples, mas incrivelmente difícil de serem tocadas com maestria. Adaptável e inovativo, quando sai em turnê pela Europa Jim varia a formação do seu grupo. Sua banda é composta de oito excelentes músicos e é a combinação dinâmica e muito apreciada no mundialmente famoso Festival Jazz Brasil de Barcelona. Como Quinteto recebeu as melhores críticas no Cassino de Reux e no Jazzmania no Brasil.  Como trio tocou em inúmeros clubes de todo o globo terrestre.  Como artista independente, gravou trilhas sonoras para telenovelas brasileiras transmitidas em rede nacional pela TV Globo e assistidas por mais de 18 milhões de telespectadores por capítulos.  O Compositor Jim Porto é um dos mais refinados intérpretes da música world-beat dessa geração. Vivendo na Itália, Jim continua a espalhar a sua invenção melódica por toda a Europa com o continuo frescor e uma perfeita fusão inigualável.   Em abril de 2000 faz um show na famosa Piazza Navona na cidade de Roma organizado pela Embaixada do Brasil, em comemoração aos 500 anos do descobrimento do Brasil.   Em 2003 participa do Festival de Tabarka na Túnisia, evento Ethno-Jazz, que ocorre anualmente com a participação de grandes expoentes da música internacional.   Em 2003, patrocinado pela Alfa-Romeo, Jim realizou uma turnê por toda a Itália quando se apresenta  nas mais importantes casas de Jazz.   Em 2004 Jim volta a África para participar do importante Festival de Praia em Cabo Verde, evento televisionado para todos o Continente Africano.   Nesta ocasião, apresenta-se para um público de 8 mil pessoas.   Ainda neste ano grava com a refinada cantora Brasileira Themis, autentica representante da MPB na Itália, “Ilusões” em grande estilo Bossa-Louge música que fez parte da programação assídua da maioria das rádios italianas.   Ainda em 2004 grava a música “Você é Demais” com o músico de prestigio no pop italiano Saturnino.   Em 2005 volta a fazer sucesso com a música “Diga”.  Com um quinteto integrando músicos como o guitarrista Michele Ascolese e o trompetista Fabrício Bosso apresenta-se  em Milão na mais famosa casa de Jazz da Itália o Blue Note (filial italiana do templo do jazz de Nova Iorque). É nesta apresentação que Jim grava ao vivo o CD "Live at the Blue Note", dirigido por Max De Tomassi.    Jim Porto com seu sambra jazz virtuoso é hoje considerado o maior expoente da música brasileira na Itália.   Ele é  o verdadeiro Embaixador da cultura musical brasileira na Europa.

Nenhum comentário: