CONFRARIA DOS RIO-GRANDINOS

A Confraria dos Rio-grandinos, criada em 25/06/09, é um blog de divulgação e reflexão sobre a história, a cultura e o patrimônio da cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Este é também um veículo de divulgação dos Papareias (naturais da cidade do Rio Grande/RS) que se destacaram ou que se destacam no cenário nacional e internacional. As imagens e os textos apresentados na sua maioria são do autor do blog e destinam-se a ilustrar idéias e valores estéticos e artísticos. Para efeitos de direitos de autoria nas postagens são sempre mencionadas as fontes. Se alguém conhecer algum impedimento à divulgação de alguma imagem ou texto agradeço que contate comigo, por e-mail, a fim de que possa proceder à sua supressão. Todas as postagens constantes neste Blog são de domínio público e podem ser copiadas sob a autorização do seu Criador. Seja mais um Confrade tornando-se Seguidor desta Confraria.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PRIMEIRA BANDA MARCIAL DO BRASIL

Pela dedicação dos ex-alunos: o  instrutor e maestro Jorge Mario Augusto Schimdt  e do Primeiro-Mor João Golbery Farias o Colégio Estadual Lemos Junior, na administração do Diretor Professor Harry Kramer de Lima,  no dia 16 de julho de 1956 em comemoração ao cinqüentenário da escola foi a primeira instituição de ensino do país a fundar uma banda marcial.    O Lemos Junior, na época colégio militar, fez o seu primeiro desfile na Rua Marechal Floriano com 45 integrantes.   Nos anos seguintes passaram a surgir no país várias bandas marciais, isto fruto do pioneirismo da Furiosa, como era conhecida carinhosamente a Banda do Colégio Estadual Lemos Junior.

A  Administração da Confraria faz questão de postar o comentário abaixo feito a esta postagem:
Dona Esperança deixou um novo comentário sobre esta postagem "PRIMEIRA BANDA MARCIAL DO BRASIL":
Quando de nossos olhos correm lágrimas emocionadas, só em olhar a antiga foto estampada do CASARÃO ,ONDE POR MUITOS ANOS SENTEI NOS BANCOS ESCOLARES DA PAIXÃO DE MINHA VIDA ESTUDANTIL; COLÉGIO ESTADUAL LEMOS JÚNIOR - CUJA MEMÓRIA TROUXE A MINHA MENTE, O GARBOSO UNIFORME KAKI, SAIA PREGEADA,JAQUETA DE BOTÕES DOURADOS, BLUSA BRANCA DE PIQUÊ, GRAVATA PRETA. E NESTA ENVESTIDURA, O MAIOR ORGULHO DE SENTAR NAS BANCADAS DO CURSO DE ADMISSÃO AO GINÁSIO, ONDE NOSSO CHEFE DE DISCIPLINA, O PROFESSOR GUERREIRO, NOS DAVA OS VERDADEIROS ENSINAMENTOS DE CIVISMO E POSTURA.LEMBRO COM EMOÇÕES DE MEUS ANTIGOS COLEGAS,JÁ ESTUDANDO NO CIENTÍFICO E NÓS ESTUDANDO NO GINÁSIO. HOJE, ano de 2010,j´qa contando com meus 72 anos de idade.VIVIDA NOS CAMINHOS DE NOSSO VIVER, venho trazer o meu preito de saudade e agradecimentos à Deus, por ter oportunizado-me, receber os princípios cívicos, morais e culturais desse querido estabelecimento educacional. O QUE APRENDI NO LEMOS JR. TRAGO EM MINHA FORMAÇÃO OS VERDADEIROS MODUS VIVENDI DE GERAÇÃO, SIMPLES E ALTANEIRA DO MEU QUERIDO LEMOS JR. TENHO ORGULHO DE MINHA MESMA E AGRADEÇO Á DEUS,QUE MEU DEDICADO PAI, CARLOS CARÚZ CUNHA, HOJE NOS CAMINHOS DE DEUS, LUTOU PARI-PASSO, PARA QUE SEUS FILHOS ESTUDASSEM NESSE ESTABELECIMENTO. ONDE A BANDA MARCIAL, EM DIAS DE DESFILE DA SEMANA DA PÁTRIA, NOS DEIXAVAM ATÉ COM FEBRE, DE TANTA EMOÇÃO. seja sempre a imagem do anjo da paz, tocando o clarim do civismo., em nossos corações.OBRIGADA SENHOR DEUS!!EX-ALUNA: IVONE MADEIRA CUNHA - Hoje, Ivontionnae Cunha da Silveira.

2 comentários:

Dona Esperança disse...

Quando de nossos olhos correm lágrimas emocionadas, só em olhar a antiga foto estampada do CASARÃO ,ONDE POR MUITOS ANOS SENTEI NOS BANCOS ESCOLARES DA PAIXÃO DE MINHA VIDA ESTUDANTIL; COLÉGIO ESTADUAL LEMOS JÚNIOR - CUJA MEMÓRIA TROUXE A MINHA MENTE, O GARBOSO UNIFORME KAKI, SAIA PREGEADA,JAQUETA DE BOTÕES DOURADOS, BLUSA BRANA DE PIQUÊ,GRAVAT PRETA. E NESTA ENVESTIDURA, O MAIOR ORGULHO DE SENTAR NAS BANCADAS DO CURSO DE ADMISSÃO AO GINÁSIO, ONDE NOSSO CHEFE DE DISCIPLINA, O PROFESSOR GUERREIRO, NOS DAVA OS VERDADEIROS ENSINAMENTOS DE CIVISMO E POSTURA.LEMBRO COM EMOÇÕES DE MEUS ANTIGOS COLEGAS,JÁ ESTUDANDO NO CIENTÍFICO E NÓS ESTUDANDO NO GINÁSIO. HOJE, ano de 2010,j´qa contando com meus 72 anos de idade.VIVIDA NOS CAMINHOS DE NOSSO VIVER, venho trazer o meu preito de saudade e agradecimentos à Deus, por ter oportunizado-me, receber os princípios cívicos, morais e culturais desse quetido estabelecimento educacional. O QUE APRENDI NO LEMIOS JR.TRAGO EM MINHA FORMAÇÃO OS VERDADEIROS MODUS VIVENDI DE GERAÇÃO, SIMPLES E ALTANEIRA DO MEU QUERIDO LEMOS JR. TENHO ORGULHO DE MINHA MESMA E AGRADEÇO Á DEUS,QUE MEU DEDICADO PAI, CARLOS CARÚZ CUNHA, HOJE NOS CAMINHOS DE DEUS, LUTOU PARI-PASSO, PARA QUE SEUS FILHOS ESTUDASSEM NESSE ESTABELECIMENTO. ONDE A BVANDA MARCIAL, EM DIAS DE DESFILE DA SEMANA DA PÁTRIA, NOS DEIXAVAM ATÉ COM FEBRE, DE TANTA EMOÇÃO. seja sempre a imagem do anjo da paz, tocando o clarim do civismo., em nossos corações.OBRIGADA SENHOR DEUS!!EX-ALUNA: IVONE MADEIRA CUNHA - Hoje, Ivontionnae Cunha da Silveira.

Edivaldo Gustavo disse...

Saudades do meu Lemos Jr nos anos 60, toquei "tarol". Noris Roberto de Pinho Santana. Balneário. Camboriu sc