CONFRARIA DOS RIO-GRANDINOS

A Confraria dos Rio-grandinos, criada em 25/06/09, é um blog de divulgação e reflexão sobre a história, a cultura e o patrimônio da cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Este é também um veículo de divulgação dos Papareias (naturais da cidade do Rio Grande/RS) que se destacaram ou que se destacam no cenário nacional e internacional. As imagens e os textos apresentados na sua maioria são do autor do blog e destinam-se a ilustrar idéias e valores estéticos e artísticos. Para efeitos de direitos de autoria nas postagens são sempre mencionadas as fontes. Se alguém conhecer algum impedimento à divulgação de alguma imagem ou texto agradeço que contate comigo, por e-mail, a fim de que possa proceder à sua supressão. Todas as postagens constantes neste Blog são de domínio público e podem ser copiadas sob a autorização do seu Criador. Seja mais um Confrade tornando-se Seguidor desta Confraria.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

DESTAQUE ARTÍSTICO

Marco Araújo nascido na cidade do Rio Grande no dia 28/06/60 é cantor, instrumentista, compositor e poeta. Em sua vitoriosa trajetória artística contabiliza 100 canções gravadas e mais de 70 prêmios nos festivais de música do sul do Brasil. Suas composições musicais foram gravadas pelos mais importantes nomes da Música Popular Gaúcha. O artista demonstra em sua trajetória, a constante busca de uma expressão sonora universal. Essa atitude é comprovada em seu trabalho de criação que resgata a cultura litorânea gaúcha e apresenta a brasilidade de seus arranjos e interpretação em canções como Violas do Litoral e O Boi. Pesquisador incansável, Marco é também um dos responsáveis pela recuperação e divulgação da cultura afro-açoriana em seu país, o que fica demonstrado em canções como Mar de Dentro, Arambaré e Olarai do Bendito. Marco Araújo começou a carreira artística em sua terra natal onde teve participações em shows, movimentos, direção e produção musicais. Em 1984 foi vencedor do 1º MUSIURG com a música Pandorga, no ano seguinte com Terra recebeu o prêmio de música mais popular da Mostra Farroupilha de Nativismo, evento promovido pela RBS TV por ocasião dos 150 anos da Revolução Farroupilha. Em 1986 radicou-se em Porto Alegre onde participou do Movimento Ecológico União pela Vida como autor da música tema. Com uma linguagem clara e um lirismo mais do peculiar, Marco venceu em março de 2004 a 10ª Edição do Canto da Lagoa – Festival Nacional de MPB realizado na cidade de Encantado e, ainda em dezembro de 2005 ganhou o premio de Melhor Melodia e a Linha Livre da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana. Neste ano também gravou ao lado da cantora Ângela Jobim, um especial para a Rede Globo de Televisão. Em fevereiro de 2006, apresentou-se no palco principal do Festival Internacional de Folclore de Cosquim – Argentina, onde, além do sucesso entre público e músicos, dividiu painel sobre a cultura latino-americana com Roberto Poça Yupanqui. Ainda em 2006, retoma a carreira e a liderança do grupo cantoria, realizando vários shows e um especial para a TV Assembléia Legislativa, gravado no Solar dos Câmara – Projeto Sarau no Solar. Em 2007, participou com Olarai do Benedito do 4º Viola de Todos os Cantos - festival nacional de música da EPTV - Globo em São Paulo. Nos meses subseqüentes gravou o CD Mar de Dentro pelo Fumproarte. Marco Araújo é um legitimo vencedor e o mais importante representante Papareia no Nativismo Gaúcho.
Fontes: http://orebate-soninhaporto.blogspot.com; http://marcoaraujolitoral.blogspot.com/; http://becodasgarrafas.blogspot.com/

Nenhum comentário: