CONFRARIA DOS RIO-GRANDINOS

A Confraria dos Rio-grandinos, criada em 25/06/09, é um blog de divulgação e reflexão sobre a história, a cultura e o patrimônio da cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Este é também um veículo de divulgação dos Papareias (naturais da cidade do Rio Grande/RS) que se destacaram ou que se destacam no cenário nacional e internacional. As imagens e os textos apresentados na sua maioria são do autor do blog e destinam-se a ilustrar idéias e valores estéticos e artísticos. Para efeitos de direitos de autoria nas postagens são sempre mencionadas as fontes. Se alguém conhecer algum impedimento à divulgação de alguma imagem ou texto agradeço que contate comigo, por e-mail, a fim de que possa proceder à sua supressão. Todas as postagens constantes neste Blog são de domínio público e podem ser copiadas sob a autorização do seu Criador. Seja mais um Confrade tornando-se Seguidor desta Confraria.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

DESTAQUE ESPORTIVO

Sidney Colônia Cunha, conhecido como Chinesinho, nasceu no dia 1º de janeiro de 1935 na cidade do Rio Grande/RS, é um ex-futebolista, atuou como jogador e posteriormente com treinador. Chinesinho era baixinho e troncudo, olhos puxados, um verdadeiro craque da bola. Tanto jogava de ponta esquerda como meia esquerda. Era um jogador técnico e encantava os torcedores com sua habilidade com a bola. Começou jogando na sua terra natal no  F.C. Rio-grandense. Em 1955 transferiu-se para o  S. C. Internacional  de Porto Alegre/RS onde fez sua  estreia ao lado de nomes como Larry, Bodinho e outros. O time colorado era tão bom que, em 1956, foi convidado para ser a seleção brasileira no Pan Americano daquele ano e foi campeão. Chinesinho jogou no Internacional até 1958, quando, junto com outro gaúcho, Valdir de Moraes, foi contratado pelo Palmeiras de São Paulo. Em 1959, junto com Valdir, Djalma Santos, Carabina, Aldemar, Geraldo, Zequinha, Julinho Botelho, Nardo, Américo e Romeiro formou um time inesquecível. Um time que conquistou o mais famoso campeonato paulista, contra o Santos de Pelé e companhia em 1959, quebrando um jejum de quase nove anos. O Palmeiras derrotou o Santos por 2 a 1, de virada, no Pacaembu. Como jogador do Internacional, e depois do Palmeiras, Chinesinho defendeu várias vezes a Seleção Brasileira, mas não foi à Copa de 1962 no Chile, preterido em favor de Mengálvio, o que para muitos foi uma injustiça.  Em 1962 Chinesinho foi vendido para o clube italiano Lanerossi.   Com o dinheiro de sua venda a equipe alviverde reformou o Parque Antártica e construiu o atual Jardim Suspenso.  Na Itália além do Lanerossi atuou também no Modena, Catania e Juventus.  Ficou no futebol italiano até 1971 quando encerrou sua carreira de jogador.   Posteriormente Chinesinho atuou como técnico no  Estados Unidos onde permaneceu por  apenas 3 meses indo depois ser trabalhar na Arábia Saudita.   Em 1985, ele voltou para o Palmeiras para atuar como técnico, mas não foi bem sucedido e dirigiu o time por apenas 14 partidas.  O meia Chinesinho, ex-Palmeiras e Inter, morreu na manhã do sábado do dia 16/04/11, em Rio Grande (RS) aos 75 anos vítima de falência múltipla de órgãos. Ele sofria do mal de Alzheimer.
Títulos:
Foi campeão gaúcho pelo Internacional em 1955, pan-americano pela seleção brasileira em 1956, pelo Palmeiras do Campeonato Paulista de 1959 e Taça Brasil de 1960 e do Campeonato Italiano pela Juventus em 1966.

Fontes: Wikipédia, a enciclopédia livre, http://www.museudosesportes.com.br/,
http://almapalestrinapalmeiras.blogspot.com/ e Engenheiro e Ambientalista  Diniz Maciel da Silva.

Nenhum comentário: